(13) 3234-9994 | 99152-4999

Neuropsicologia

img

Neuropsicologia

O que é Neuropsicologia?

O cérebro é responsável por controlar todo o nosso corpo. É através dele que somos capazes de colocar em prática nossos pensamentos e ações. Por isso, devemos sempre estar em alerta com nossa saúde cerebral. Uma lesão em nosso cérebro pode ocasionar diversas consequências, desde limitações físicas quanto cognitivas e até prejuízos emocionais.
A Neuropsicologia é a área que estuda a relação entre o cérebro e as funções cognitivas, comportamentais e emocionais do ser humano.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento investigatório que através da observação clínica e da utilização de instrumentos de apoio (testes, baterias e escalas), fornece um perfil detalhado de como estão as funções cognitivas (memória, atenção, percepção, linguagem, etc) do paciente e é reconhecida como uma ferramenta sensível para o diagnóstico de transtornos cognitivos, particularmente, em casos onde as mudanças são sutis, a ponto de não percebíveis em avaliações de neuroimagem.

Avaliação Neuropsicológica em Adultos

É indicada na presença de sintomas como colapsos de memória, desatenção, limitações na realização de atividades de vida diária (tomar banho, vestir roupa, calçar sapatos, entre outros), ou mudanças comportamentais repentinas, sem razões aparentes. Indicada também, como instrumento de auxilio na precisão diagnóstica de transtornos, síndromes, déficit ou doenças, dentre elas:
- Doença de Alzheimer;
- Doença de Parkinson;
- Transtorno Cognitivo Leve;
- Déficit Cognitivo pós Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Déficit Cognitivo pós Tumores;
- Depressão;
- Síndrome do Pânico;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo;
- Bipolaridade, entre outros.

Além disso, a Avaliação Neuropsicológica é um instrumento fundamental para a distinção de um declínio cognitivo natural a um patológico no público idoso.

Avaliação Neuropsicológica em crianças

No público infantil, a Avaliação Neuropsicológica possibilita detectar alterações no processo cerebral responsáveis por limitações ou desajustes, desde físicos (desordem motora, ausência de consciência corporal, incapacidade de realizar atividades físicas, agitação em excesso), como cognitivas (dificuldades de aprendizagem, falta de atenção, problemas na linguagem, raciocínio lógico falho, etc), ou emocional (autoestima baixa, irritação, medos e choros em excesso, insegurança, raiva, entre outros).
Indicada em suspeitas diagnósticas de transtornos, síndromes ou déficit, dentre eles:
- Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Deficiência Intelectual (DI)
- Dislexia, Disgrafia ou Discalculia
- Transtorno Opositor Desafiador, depressão na infância, entre outros.

Quem solicita essa Avaliação?

Usualmente, é solicitada por profissionais da saúde ou da área educacional. Muitos deles utilizam dessa investigação como instrumento de apoio na confirmação de um diagnóstico, porém, o pedido não se restringe apenas por meio do encaminhamento profissional.
A Avaliação Neuropsicológica pode ser solicitada pela própria pessoa, pelos pais (em caso de menores de idade) ou seus representantes legais. Entre tanto, ela só pode ser realizada por um profissional formado em Psicologia, capacitado e habilitado para este tipo de investigação. Esse critério consiste na restrição de alguns dos instrumentos utilizados serem de uso, único e exclusivo dos Psicólogos.